O tema gera muita discussão e causa muitas dúvidas na cabeça dos profissionais.

É natural desejarmos um dia de folga ou feriado estendido ou feriadões. O fato é que vivemos em um país com muitos feriados desse tipo e que pode nos prejudicar também ou perdermos a oportunidade de estarmos à frente em nosso ramo de atividade, sendo eu empregado ou empreendedor.

Tudo se trata de mentalidade, pois trabalhar no feriado com má vontade é como se fosse um castigo. A mente e o corpo não correspondem da melhor forma, causando uma espécie de depressão temporária. Isso deve ser levado como um propósito, ou até mesmo estilo de vida. Geralmente quem possui a mentalidade de que os feriados podem ser uma oportunidade de se organizar melhor, adiantar um projeto ou até mesmo vender mais, leva o seu emprego ou negócio com paixão. Os motivos podem ser variados, mas quem tem paixão pelo trabalho que desenvolve, geralmente aproveita melhor esses dias “vagos”.

Segundo matéria do jornal O Globo, há vantagens em trabalhar nos feriados. Veja alguns deles:


Dinheiro extra

Funcionários: O primeiro benefício que vem à cabeça é o financeiro, devido às horas extras trabalhadas, afirma o consultor de carreira americano Andy Teach, acrescentando que algumas empresa compensam o sacrifício com bônus, até dobrando o salário.
Empreendedores: A oportunidade de vender quando ninguém está vendendo ou adiantar algum projeto para aumentar as vendas.


Reconhecimento

Funcionários: Quem se oferece para trabalhar nos feriados pode ser lembrado na hora de uma promoção. Os chefes reconhecem quem troca os momentos em família ou junto a amigos pelo trabalho numa época tão importante. Lembre-se que fim de ano, em muitas empresas, é sinônimo de fechamento de balanço e há muito trabalhos pela frente!
Empreendedores: Podem equiparar o reconhecimento, principalmente os da área de serviços, entregando um projeto para seus clientes, antes do prazo combinado. Isso mostra o quão conectado você está com o mercado deles.


Oportunidade

Funcionários: Nos feriados, há a chance de aparecerem alguns problemas e há menos funcionários na equipe para solucioná-los. Justamente por isso, diz Deborah Shane, consultora de marketing e carreira, é uma época em que as pessoas podem ser testadas. Portanto, esta pode ser a oportunidade de o funcionário mostrar mais ainda o seu valor.
Empreendedores: Tempo também de reavaliar estratégia, corrigir rotas e organizar documentos, etc.


Dias de folga extra

Funcionários: Caso trabalhe em um dia em que a maioria prefira folgar, a sua compensação pode ser dias de folga extra, afirma Marsha Egan, especialista em ambiente profissional.
Empreendedores: Ao adiantar trabalhos, projetos e outros afazeres, o empreendedor também pode se recompensar com alguns dias nas férias do meio de ano ou de fim de ano, ou quando achar melhor.


Chance de exercer liderança

Funcionários: Se o chefe está fora por causa do feriado, você vai precisar assumir algumas novas responsabilidades. E este será um bom momento para mostrar seu talento em liderança, pois certamente será lembrado por isso, diz Teach.
Empreendedores: Um grande líder também é reconhecido por trabalhar com sua equipe. Neste momento, você também pode criar estratégias e oportunidades de melhorar sua gestão de pessoas, clientes e fornecedores.


Ter espírito de equipe

Funcionários: Se você tem a atitude positiva de assumir a responsabilidade e trabalhar durante as festas de fim de ano sem reclamar, isso pode ser uma excelente forma de mostrar que sabe trabalhar bem em equipe ou que realmente se importa com o futuro da empresa.
Empreendedores: Muitas vezes seus colaboradores precisam de um membro da equipe para que o trabalho seja mais produtivo nestes períodos de férias ou feriados. Neste caso, a peça-chave é você. Ao participar, você mostra, além de liderança, o espírito de equipe e a preocupação com eles e o negócio.


Deixe um comentário e compartilhe!